Quem Somos * Who are We?

 

A Quintinha da Charca simboliza um grupo de amigos dos animais cujo principal objectivo é a defesa e protecção de animais doentes, feridos, abandonados e maltratados. Zelamos tanto quanto podemos, e por vezes muito para além do nossos limites, pelo bem-estar dos animais. No entanto, além de todos os pedidos de ajuda com que nos deparamos diariamente, a nossa tarefa é ainda dificultada pela falta de apoios e subsídios estatais, pois contamos apenas com donativos e trabalho de voluntariado para fazer face a todo o trabalho, despesas com tratamentos veterinários, testes, alimentação, transporte e alojamento dos animais.
Infelizmente, em Portugal a lei ainda vê os animais como um “objecto”, um “bem material”, em vez de os considerar seres vivos com sentimentos e direitos e de os tratar como tal. Prova disso são os muitos canis municipais que recorrem por regra e não por rara excepção à eutanásia dos animais que recolhem ou lhes são entregues, sendo esta praticada em condições pouco claras.
Das poucas associações de protecção de animais que existem, a maioria está sobrelotada e não tem condições físicas nem humanas para aceitar mais animais, razão pela qual nos esforçamos para conseguir adopções responsáveis. Contudo, as adopções locais são muito difíceis, não só por falta de legislação que responsabilize os donos pelo bem-estar do seu animal, mas também pela actual conjectura económica.
É por estas razões que recorremos às adopções internacionais responsáveis. Felizmente, temos tido algum sucesso, mas continuamos sempre a depender de ajuda para divulgar os nossos animais fora do país.
Por isso, agradecemos toda a ajuda que nos possam dar nesta missão, quer através da divulgação dos nossos muitos animais que precisam de um lar e de alguém que os ame, quer através de adopções.